Como deve ser feita a organização de racks

A importância do grau de proteção IP em Armários e Gabinetes Outdoor
3 de dezembro de 2021
Projetos de pequenos e médios data centers: erros a serem evitados
14 de fevereiro de 2022

Por assumirem todas as formas e tamanhos, os racks e armários de rede são essencialmente um braço do data center e um componente importante nos ambientes de missão crítica. Sendo assim, devem ser organizados, protegidos e gerenciados de forma eficiente.

Profissionais de TI são cobrados para manter a infraestrutura funcionando, mesmo diante de limitação de recursos e aumento de complexidade. Pensando nessa cobrança é importante selecionar corretamente o rack e a infraestrutura de energia. Esses elementos em conjunto com a gestão de hardware e software, garantirão para as empresas um bom funcionamento da sua infraestrutura.

Este artigo, além de uma orientação prática de como manter os equipamentos de TI operacionais, mostra também como gerenciar, organizar e construir um novo rack de rede ou avaliar um armário existente.


Rack de rede: os mesmos componentes, finalidades diferentes


Seja em uma pequena, média ou grande empresa, os equipamentos instalados em um rack típico de rede são geralmente os mesmos.

Essencialmente, inclui quatro equipamentos principais: switches de rede, servidores, armazenamento e software de virtualização e gerenciamento. O quinto é a PDU elemento de distribuição de energia.

O que diferencia um rack de outro é sua finalidade. Para empresas menores, onde será instalado apenas um servidor ou poucos equipamentos de TI não chegando a usar a capacidade toda do rack, existem modelos mais compactos e simples que permite a instalação e funcionalidade dos equipamentos a um custo competitivo.

Agora quando falamos de ambiente especifico de TI como datacenter e grandes centrais de dados é importante se atentar ao modelo ideal de rack, onde permita a organização dos equipamentos e principalmente atenda os requisitos da norma EIA 310 a qual determina todos os padrões para os rack / bastidores para equipamentos de TI e Telecom.


Organização


Dados os limites apertados de um armário de rede, a organização adequada de equipamentos é essencial para uma operação eficiente e manutenção. Os equipamentos para organização incluem racks abertos, armários servidor de piso, armários de parede para equipamentos, barras de alívio de tensão e opções de gerenciamento de cabos para organização e gerenciamento de fluxo de ar. Armário fechados são mais comuns, mas para equipamentos mais profundos e pesados, deve-se considerar o uso de racks de profundidade ajustável.

É importante usar racks compatíveis com o padrão EIA 310 E para montagem em 19” ou 23” para garantir uniformidade e facilidade de instalação. Além disso, racks que incluem marcações RMU (unidade de montagem em rack) permanentemente em relevo nos trilhos facilitam a instalação dos equipamentos. Por último, mas não menos importante, é a capacidade de peso do rack de equipamentos. Segundo a norma IEC 310 o armário de TI ou rack para TI deve suportar uma capacidade de carga 15 kg por “U” ou unidade de altura.

Ao equipar um rack de rede, é fundamental manter os servidores, switches e equipamentos de armazenamento seguros. Para agilizar nos esforços de manutenção e agilizar a solução de problemas, a área do rack deve ficar longe de cabos desordenados de dados, energia e rede. Por esse motivo é importante que o rack escolhido possua sistema para organização de cabos mantendo todos os cabos organizado de maneira correta.

 

 

Proteção

 


Confiabilidade, tempo de atividade contínuo e eficiência são críticos para os racks e os equipamento que nele vão ser armazenados. É por isso que proteger o equipamento economiza tempo e dinheiro e evita riscos a tecnologia armazenada no rack, é sempre muito importante avaliar a qualidade, robustez e estrutura do rack escolhido está compatível com os equipamentos a ser instalados no mesmo.

 

 

Higiene do rack: maximizando o tempo de atividade e aumentando a confiabilidade


Os profissionais de infraestrutura em rede devem considerar a higiene do rack, a prática de organizar e gerenciar com eficiência de modo que o ambiente no rack seja adequadamente controlado e mantido economizando tempo e dinheiro ao aumentar e facilitar o acesso ao hardware do armário para adições ou alterações.

Não importa o tamanho da empresa, o rack é um elemento importante que mantém toda a infraestrutura do seu negócio funcionando a escolha correta proporciona boa organização, proteção e gestão.

Seja para pequenas ou grandes instalações conte com a linha de rack da Womer, temos racks para diversas aplicações, todos nosso produtos são em conformidade com as normas aplicáveis garantindo segurança, qualidade e proteção para sua infra estrutura.

 

Seja para a mais simples ou para a mais complexa instalação conte com os produtos da Womer, a melhor combinação entre, preço, durabilidade e design.

 

A Womer oferece a melhor combinação entre custo, durabilidade e design.

 

Solicite um orçamento

Orçamento
Enviando