Como escolher um rack para Data Center?

Linha Racks Outdoor da Womer: a mais completa!
28 de março de 2022
Racks da Womer: conheça as vantagens
14 de abril de 2022

Atualmente, os data centers exigem vários equipamentos de TI que, por sua vez, necessitam de racks apropriados. Existem vários modelos de rack disponíveis no mercado, e por isso é necessário olhar para determinados fatores na hora de escolher o mais apropriado.

A estrutura do rack deve ter espaço suficiente para colocar os equipamentos da infraestrutura, como o sistema de refrigeração, energia e organização de cabos.

Estrutura desmontável facilitam na hora de montar o equipamento e as laterais devem ser fechadas para otimizar a refrigeração. Portas perfuradas aumentam o fluxo de ar dentro do rack e assim geram maior eficiência na refrigeração dos equipamentos.

 

 

 

 

 

 

 

Escolha do rack para Data Center

 

Para saber qual rack escolher para o seu Data Center, Cassiano Tadeu, Consultor Técnico da Womer, destaca alguns detalhes que devem ser observados, como a estrutura e a parte técnica. 

Uma boa estrutura é essencial para suportar o peso de todos os equipamentos no rack. Além disso, é importante ter em mente o aterramento, a circulação do ar dentro dele, e também é imprescindível observar a segurança para que não corra o risco do rack abrir com facilidade.

De acordo com o consultor técnico, o rack tem de ser robusto, mas também deve ser desmontável. A versatilidade de um rack desmontável também é importante na hora do transporte e instalação.

 

Gerenciamento de energia, fluxo de ar e aterramento

 

A economia de energia é fundamental, e não devemos descuidar deste ponto na escolha de um rack para Data Center. Segundo Cassiano Tadeu, a economia de energia está diretamente relacionada com a circulação do ar dentro do rack. Um sistema de túnel frio pode ser a melhor escolha. Nesse sistema o ar-condicionado entra em um corredor central fechado na parte de cima, sendo forçado a entrar pelas portas frontais perfuradas dos racks e a sair pela traseira.

Usam-se painéis de fechamento para cobrir espaços abertos, e assim evitamos a recirculação de ar e reduzimos o desvio do fluxo. Esses painéis melhoram a eficiência do arrefecimento. Durante a construção do rack deve-se estudar o melhor modo de manter a temperatura adequada para evitar o superaquecimento e garantir a economia de energia.

De acordo com o consultor da Womer, é importante para a segurança do data center que o rack possua estruturas e portas móveis com estrutura de aterramento. Em caso de falha de energia, o sistema de aterramento minimiza danos aos equipamento.

 

Escolhendo o rack ideal para Data Center

 

O rack ideal depende sempre do espaço disponível e quantidade de equipamentos a serem instalados no rack.

Caso o projeto exija muitos cabos, o rack deve ter uma largura de 800mm para que seja usado um organizador de cabos lateral. Caso seja apenas para alguns servidores, 600 mm de largura geralmente é o bastante, com organizações de cabos atrás.

Quanto à altura, devem ter entre 42 e 44 U e sempre com as portas perfuradas para possibilitar a circulação do ar dentro do rack.

 

 

 

 

 

 

Rack Womer

 

A Womer dispõe de uma ampla variedade de racks. Atualmente contam com as linhas W31, W37 e W39 especialmente desenhadas para Data Center.

 

 

 

Os racks da Womer são robustos, e são desmontáveis, o que facilita na hora de transportá-los e montá-los. Tem também porta com perfuração de ventilação de 78%, garantindo uma maior entrada de ar, e assim aumentando também a eficiência do servidor.

Para os datacenters que precisam de instalar mais de um cliente em um mesmo rack a linha W39 é dividida na altura e possui fechos personalizados para cada uma das partes.

A Womer também desenvolve enclausuramento de corredor frio, sendo uma ótima opção que permite um melhor aproveitamento do sistema de refrigeração e proporciona economia de energia.

Além de oferecer 5 anos de garantia, todos os produtos da Womer atendem as normas vigentes e nossa equipe preza pela qualidade, robustez e segurança dos equipamentos a serem instalados no rack.

 

 

 

 

Entre em contato, a Womer tem a melhor combinação entre custo, durabilidade  e design! 

 

 

 

 

 

 

Solicite um orçamento

Orçamento
Enviando