Como escolher um rack para Data Center?

BANNER SITE WOMER 1
Linha Racks Outdoor da D2W: a mais completa!
28 de março de 2022
Racks da D2W: Conheça as vantagens
Racks da D2W: conheça as vantagens
14 de abril de 2022
07 03 Womer Blog Banner 1 scaled

Atualmente, os data centers exigem vários equipamentos de TI que, por sua vez, necessitam de racks apropriados. Existem vários modelos de rack disponíveis no mercado, e por isso é necessário olhar para determinados fatores na hora de escolher o mais apropriado.

A estrutura do rack deve ter espaço suficiente para colocar os equipamentos da infraestrutura, como o sistema de refrigeração, energia e organização de cabos.

Estrutura desmontável facilitam na hora de montar o equipamento e as laterais devem ser fechadas para otimizar a refrigeração. Portas perfuradas aumentam o fluxo de ar dentro do rack e assim geram maior eficiência na refrigeração dos equipamentos.

 

Escolha do rack para Data Center

 

Para saber qual rack escolher para o seu Data Center, Cassiano Tadeu, Consultor Técnico da D2W, destaca alguns detalhes que devem ser observados, como a estrutura e a parte técnica. 

Uma boa estrutura é essencial para suportar o peso de todos os equipamentos no rack. Além disso, é importante ter em mente o aterramento, a circulação do ar dentro dele, e também é imprescindível observar a segurança para que não corra o risco do rack abrir com facilidade.

De acordo com o consultor técnico, o rack tem de ser robusto, mas também deve ser desmontável. A versatilidade de um rack desmontável também é importante na hora do transporte e instalação.

 

Gerenciamento de energia, fluxo de ar e aterramento

 

A economia de energia é fundamental, e não devemos descuidar deste ponto na escolha de um rack para Data Center. Segundo Cassiano Tadeu, a economia de energia está diretamente relacionada com a circulação do ar dentro do rack. Um sistema de túnel frio pode ser a melhor escolha. Nesse sistema o ar-condicionado entra em um corredor central fechado na parte de cima, sendo forçado a entrar pelas portas frontais perfuradas dos racks e a sair pela traseira.

Usam-se painéis de fechamento para cobrir espaços abertos, e assim evitamos a recirculação de ar e reduzimos o desvio do fluxo. Esses painéis melhoram a eficiência do arrefecimento. Durante a construção do rack deve-se estudar o melhor modo de manter a temperatura adequada para evitar o superaquecimento e garantir a economia de energia.

De acordo com o consultor da D2W, é importante para a segurança do data center que o rack possua estruturas e portas móveis com estrutura de aterramento. Em caso de falha de energia, o sistema de aterramento minimiza danos aos equipamento.

 

Escolhendo o rack ideal para Data Center

 

O rack ideal depende sempre do espaço disponível e quantidade de equipamentos a serem instalados no rack.

Caso o projeto exija muitos cabos, o rack deve ter uma largura de 800mm para que seja usado um organizador de cabos lateral. Caso seja apenas para alguns servidores, 600 mm de largura geralmente é o bastante, com organizações de cabos atrás.

Quanto à altura, devem ter entre 42 e 44 U e sempre com as portas perfuradas para possibilitar a circulação do ar dentro do rack.

 

Rack D2W

 

A D2W dispõe de uma ampla variedade de racks. Atualmente contam com as linhas W31, W37 e W39 especialmente desenhadas para Data Center.

 

BANNER SITE WOMER

 

Os racks da D2W são robustos, e são desmontáveis, o que facilita na hora de transportá-los e montá-los. Tem também porta com perfuração de ventilação de 78%, garantindo uma maior entrada de ar, e assim aumentando também a eficiência do servidor.

Para os datacenters que precisam de instalar mais de um cliente em um mesmo rack a linha W39 é dividida na altura e possui fechos personalizados para cada uma das partes.

A D2W também desenvolve enclausuramento de corredor frio, sendo uma ótima opção que permite um melhor aproveitamento do sistema de refrigeração e proporciona economia de energia.

Além de oferecer 5 anos de garantia, todos os produtos da produtos da D2W atendem as normas vigentes e nossa equipe preza pela qualidade, robustez e segurança dos equipamentos a serem instalados no rack.

 

 

Entre em contato, a D2W tem a melhor combinação entre custo, durabilidade e design!

Solicite um orçamento

Orçamento
Enviando